segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Protegidos 1999, melhor carnaval!


A Protegidos da Princesa, em 1999, fez homenagem ao mestre ZININHO. O carnavalesco foi este que escreve este blog, e foi considerado pela crítica local, até aquela data, como a melhor apresentação, em teus 50 anos.

Na foto, no carro abra alas, personagens da política, cultura, alas de ex e atual jogadores de futebol. Também para lembrar, foi a única vez que desfilou, na Nego Quirido, as filhas do Cacau Menezes, Pedro Sirostk, Makenj, e outra pessoas que nunca mais saiu em uma escola qualquer.

UM POUCO DA HISTORIA DO BLOCO BAFO DA ONÇA RIO DE JANEIRO


O bloco carnavalesco Bafo da Onça, fundado em, 1956, é o tema da segunda vídeo-reportagem da série sobre o Carnaval do Rio de Janeiro.

Capilé, o atual presidente do bloco, conta a história de sua fundação: "Quem criou o Bafo da Onça foi Sebastião Maria, um carpinteiro que era da polícia. Ele já saía no carnaval de rua fantasiado de onça e, naquela época, bebia muito". Durante um desses porres, num boteco no bairro do Catumbi, é que surgiu o nome do bloco. Na década de 60, o Bafo da Onça reunia cerca de 1.500 pessoas na Avenida Rio Branco, por onde passa até hoje. "Naquela época era muito diferente", conta Capilé. "Na rua, ficavam as mulheres e as crianças do lado esquerdo e os homens do lado direito, desfilando separados." No final da festa, havia a apresentação das mulatas. "O Sargentelli ia lá buscar as moças para fazer show para ele", lembra o presidente. "Até a década de 70, os blocos eram a elite do Carnaval", conta Dominguinhos do Estácio, que cantou por dez anos no bloco, "A preferência do público se dividia entre Cacique de Ramos, Boêmios de Irajá e Bafo da Onça." Sambistas cariocas que viveram nessa época comprovam a força do Carnaval de rua. Zeca Pagodinho afirma que se lembra mais dos blocos que das escolas: "O Bloco da Onça tinha fantasias maravilhosas, e era o povão. Hoje é muito fino", diz. Beth Carvalho conta que o Bafo foi o primeiro bloco em que desfilou. "Oswaldo Nunes era alma daquilo. Foi o grande compositor da época." Nunes é autor de diversos sambas do período. Um deles é lembrado por Pedro Luís e os ritmistas do Monobloco, grupo que, desde o Carnaval de 2003, sai pelas ruas do Rio de Janeiro tocando grandes clássicos do repertório popular de Carnaval.
Foto / Dominguinhos emnova escolsa de samba.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

AS AUTORIDADES GARANTEM


E A NEGRITUDEE PREDOMINA.Exemplo na foto,existem muitas preocupações que o carnaval de 2009 estaria comprometido: A lei do silencio, que impede as Escolas de Samba de Florianópolis ensaiarem depois das 23:00 hs, o atrazo nas obras da passarela Nego Quirido, o aumento do dolar que fez os produtos carnavalescos alcançarem um preço altissimo, e muitas lorotas. A verdade é, que já se fizeram muitos desfiles com a estrutura da passarela muito mais comprometida e foram realizados otimos desfiles. Se o super secretario de turismo, Mario Cavalazzi, garantiu que as Escolas terão condições de se apresentar e o Prefeito assina embaixo, quem vai poder duvidar? Já realizamos alguns carnavais, com 35, 40 ou 50 dias de obras, com 18 eventos pré- carnavalescos, cinco dias de folia, nas ruas da cidade (que infelizmente acabaram). Vai ter sim desfile, e será um otimo espetáculo. O problema é que, alguns dirigentes de entidades carnavalescas e também uma minoria, que comanda hojé a nossa maior festa, tem pouca experiençia, por isto este clima que se instalou na cidade. Vai aconteçer com muito samba, suor e cerveja, mais com moderação. A LEI SECA TÁ AI, E A VIDA DAS PESSOAS TAMBÉM.

TOQUE DO NICO


LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Art. 115. Ficam revogados os arts. 649 a 673 e 1.346 a 1.362 do Código Civil e as Leis nºs 4.944, de 6 de abril de 1966; 5.988, de 14 de dezembro de 1973, excetuando-se o art. 17 e seus §§ 1º e 2º; 6.800, de 25 de junho de 1980; 7.123, de 12 de setembro de 1983; 9.045, de 18 de maio de 1995, e demais disposições em contrário, mantidos em vigor as Leis nºs 6.533, de 24 de maio de 1978 e 6.615, de 16 de dezembro de 1978. Vai ficar ruim para aqueles que não gostam de pagar direitos autorais a compositores de Florianóplois. Com a criação do nova assoçiassão dos compositores da capital de SC, personagens como, Paulinho Carioca, Bira Pernilongo, Vicente Marinhiro, Josúe, Carlão, “sei não”. A ECADE vai ter muito trabalho, pois tem um otimo faturamento, mas para os pensadores, que nos faz cantar, viver com mais aelgria, só recebem trocados. To com voçês.

NATAL JÁ FOI, AGORA É ANO NOVO


O Natal ja foi, agora o ano Novo vem chegando, e este colunista que escreve a um ano e 3 mesês, com muito orgulho para o jornal mais antigo de Santa Catarina...O ESTADO, pensa assim. E DESEJA que, Comece agora, o sucesso já está em você! Queridos leitores, em alguns aspectos, é muito bom essa energia natalina, as pessoas estão mais sensíveis e receptivas. Muitas pessoas começam a reavaliar seu quadro de perspectivas e realizações, algumas fazem um balancete de tudo que fizeram e deixaram de fazer, outras tem muitos planos para o próximo ano. O ideal, é que esse espírito de mudança seja assim sempre. Confraternizações, pensamentos, mudanças, perspectivas, emoções... isso deve ser construído a cada segundo do ano.Eu tenho uma mensagem para você que ainda não sabem o que fazer para o próximo ano. Se você estiver sem nenhuma perspectiva ou estratégia para seus objetivos, ou mesmo, que não tenha nenhum objetivo e nem sabe o que e como pedir, comece por relacionar numa folha de papel, tudo aquilo que conseguiu alcançar e que mudou sua vida nesse ano de 2008, seja coisas simples, ou não, relacione-as com alegria e gratidão. Observe que foi um grande passo em sua jornada, que você saiu de uma situação e foi para outra, você adquiriu algo em sua bagagem, por menor e mais simples que seja, foi uma evolução!Depois relacione em outra folha, tudo que você quer alcançar daqui para frente, entenda que tudo leva um tempo, dependendo do tamanho do seu desejo, você pode não alcançá-lo em 2009, mas poderá ser nos próximos anos, isso não importa, como também não importa o “ como” você vai conseguir isso, é importante controlar as emoções, tendo calma, paciência e fé. Escreva somente o que deseja e acredita que pode alcançar. Com o passar dos dias, você pode modificar os desejos, melhorando-os cada vez mais, pode usar sua criatividade e aumentar seus sonhos e, sempre lê-los como forma de dar poder para eles.Retire de suas intenções,sentimentos como: preocupação, insegurança, limites,ansiedade,sentimentos esses que podem atrapalhar a realização dos seus desejos.Foto/ Revellion 2005,Florianópolis.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

VAI DAR TUDO CERTO!!!!


JESUS me pediu que te dissesse:Que tudo irá bem contigo sempre. Você tem sido destinado (a) para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos. Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará a vitoria. Esta manhã bati na porta do céu e JESUS me perguntou....................................................

'Filho, que posso fazer por você ?,

'Respondi:

'JESUS, por favor, protege e bendiz a pessoa que está lendo este recado, Sorriu e confirmou: 'Petição concedida'. Leia em voz baixa... 'Senhor Jesus : Perdoa meus pecados. Te amo muito, te necessito sempre, estás no mais profundo de meu coração, cobre com tua luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos.

VISUAL QUE NINGUEM TEM



Em 1996 Portanto a 13 anos, na passarela do samba Nego Quirido, já existia um lugar, para colocação de midia, ( lugar nobre ) que nunca mais foi utilizado. Alguem poderia dizer, porque?. Este visual, do morro, quem tem no Brasil.

VAMOS TODOS AJUDAR O PENA VERDE


COM PROBLEMAS Serios de saúde, precisa de muita ajuda neste momento. Quem puder ser ajudar, da maneira que for possivel, já esta bom. O grande amigo de toda a cidade Kiko, comanda uma rifa, com aparelho eletronico, cedido pelo Mané, Ronaldo Koreich. A partir desta semana, já estará a venda os bilhetes. Va até o mercado publico, e pegue teu talão para vender. Sejámos solidarios, sempre. Na foto, o nosso amigo comendo uma feijoada, na casa do Badeka da Coloninha, em Fevereiro de 2008. Foto / Nico Ribeiro

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A MAIS NOVA A MILHÃO


Não consta nada, sobre a mais nova escola União Da Ilha Da Magia, no site das outra escolas de samba de Florianópolis. Ela não foi já incruida na Liesf? (Liga da escolas de samba de Florianópolis) não está recebendo verba da Prefeitura?. A entidade carnavalesca, que representa a lagoa da conceição, começou bem. Pois ao contrario, das co-irmãs, a entidade, mesmo sendo a estreante em 2009, consta lá, no teu site, os links das outra escolas. Assim é em todos os lugares. Pelo menos é o que eu sei. Na foto 2001,quando ainda bloco, os fundadores. Rico, Joel, Marcelo Pena, Daniel Aranha e outras feras. ( muitas) Ah! ainda tem, em seu corpo diretivo uma jornalista, super competente.

SOU + EU = A MALUCOS


Começou, o esquenta do bloco sou+eu. Foi nesta quinta feira dia 19, na cachaçaria da ilha. E ate o carnaval, acontece todas as quintas feiras. Esses caras são mesmo loucos,todos os anos são os primeiros que dão a arrancada do carnaval. Num breve histórico, lembramos que foi fundado em 1977 por alunos e ex-alunos do Colégio Catarinense. O Sou+Eu é o mais antigo bloco de sujos em atividade e o último dos grandes blocos que ainda persiste em desfilar no carnaval. É formado essencialmente por amigos e amigos dos amigos, sem nenhuma instituição dando suporte ou cobertura. Atualmente fazem parte do bloco foliões remanescentes das tradicionais turmas de Floripa nos anos 60,70 e 80. O bloco também é famoso por sua banda, composta por mais de 100 músicos.Na foto,Nenem Maravilha,interprete ofiçial,junto com o que ele mais gosta,sera? SEI NÃO.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

PARA OS LEITORES: FELIZ NATAL


Isto e o que deseja, este colunista para os leitores deste blog. Não existe o Natal ideal, só o Natal que você decide como reflexo de seus valores,desejos,queridos e tradições. Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor. O Natal não é uma data... É um estado da mente,Talvez o melhor enfeite de natal é um grande sorriso.Se não sabes que presentear a teus seres mais queridos em Natal, presenteie-lhes teu amor.Que é o Natal? É a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro. É o desejo mais sincero de do que cada xícara se encha com bênçãos ricas e eternas, e de que cada caminho nos leve à paz. (Agnes M. Pharo)

DOMINGO DE SAMBA

60 ANOS DE PROTEGIDOS


Na festa de 60 anos, da Protegidos da Prinçesa, realizada no clube 12 de Agosto. O Presidente Moaçir Gomes, em estilo de deputado,já no final do ano de 2008, pode se considerar, o melhor dirigente das entidades carnavalescas. Assumiu a escola de samba com muitas dividas,embrolios juridicos, componentes desunidos, enfim juntou os cascos e fez, mas não falou. Na foto, junto com Belone Farias Presidente da velha guarda da escola (que anda pisando na bola.

MEMORIAS DA COLONINHA


Década de 60, inicia-se aqui a trajetória de uma agremiação vencedora.
Nossa história teve suas primeiras páginas escritas, a partir do surgimento de um animado bloco carnavalesco que divertia e contagiava os moradores nos arredores do bairro Coloninha, no coração do Estreito - área continental de Florianópolis.
O despretensioso sucesso alcançado pelo bloco, veio a inspirar na criação da agremiação. E, em dez de janeiro de 1962 , os jovens amigos Carlos Sizenando da Cunha, Murilo de Oliveira, Natalício Sizenando da Cunha, Otávio José de Oliveira, Raul André de Andrade, Rodolfo Silva, Santos Leal Constâncio Machado e Waldemiro Câmara, decidiram fundar a Escola de Samba que até hoje é referência em todo o estado de Santa Catarina.Surgia então, a Sociedade Recreativa e Cultural Unidos da Coloninha, tendo como seu primeiro presidente o senhor Rodolfo Silva - popularmente conhecido como "Seu das Cor". Na foto, a famosa casinha de madeira, onde a Coloninha teve seus melhores momentos. (Que sauadade)