quinta-feira, 22 de outubro de 2009

LÁ NÃO FEZ CORRETO, MEU DEUS



No dia 26 de agosto uma multidão estimada em 500 mil pessoas se espremeu ao longo da Kaminarimon-dori, uma das principais avenidas do distrito de Asakusa, em Tóquio, para assistir ao desfile de 25 escolas de samba na 26a. edição do Asakusa Samba Carnival, o maior carnaval do mundo fora do Brasil. Quem esteve presente não precisou fazer muita força para adivinhar qual escola levaria o troféu quando a G.R.E.S. Bárbaros "taxiou" até a cabeceira da avenida para a sua 16a. vitória, fechando o dia também com o prêmio de melhor alegoria. A escola, que optou pelo tema "Jogos", ao mesmo tempo original e fácil de ser assimilado pelo público nipônico, passou por momentos de apreensão: as fantasias confeccionadas no Brasil que vestiram seus cerca de 80 membros da bateria e 150 dançarinos chegaram somente na véspera do desfile.O carnaval de Asakusa começou oficialmente em 1981 e cada desfile representa uma grande vitória para os dirigentes e membros das escolas de samba japonesas que, depois de anos trabalhando muito, hoje conseguem apresentar um espetáculo admirável e emocionante, além de cumprir com o objetivo inicial, que é atrair mais atenção ao distrito, antigamente um dos mais badalados de Tóquio. Talvez a peculiaridade desse evento resida justamente aí - nesse canto da cidade onde é normal deparar-se com sumotoris e gueixas pelas ruas, antigos moradores ficam chocados ao presenciarem um acontecimento "estrangeiro" de tamanho impacto visual e auditivo.Na avenida, carros alegóricos, dançarinos, malabaristas, músicos e, principalmente, as belas passistas provocaram mais uma vez uma grande aglomeração de fotógrafos de plantão ao longo de todo o percurso. O que os cariocas achariam de tudo isso? Roberto Maxwell, de 31 anos e estudante da universidade de Shizuoka, já participou três vezes dos desfiles do Rio de Janeiro e disse ter ficado emocionado ao presenciar o esforço das escolas, "Vi vários elementos autênticos, como as cores e a batida funk na parada de algumas baterias. Não é simplesmente um show "para inglês ver" ".O toque especial é dado pela presença de vários brasileiros, principalmente em lugares de destaque como nos carros alegóricos e entre os puxadores de samba. Sabrina Hellmeister, por exemplo, veio da MPB para estrear cantando o enredo da Império do Samba sob a maestria do Mestre Damião.
Nesse dia, a noite chegou nas ruas de Asakusa de uma forma que só acontece uma vez ao ano. Nos bares e restaurantes, mesas colocadas do lado de fora sustentavam copos de cerveja e cadernos recheados com partituras de predominância tonal maior, que são as do samba. Sob as lanternas vermelhas, japoneses expressavam sua brasilidade nos cavaquinhos e pandeiros.
Gozado lá do outro lado do mundo, eles com 250 pessoas em cada entidade desfilam e fazem um carnaval importado, que fica ótimo dentro do que eles se propõem a fazer. Totalmente diferente em uma Ilha no sul do Brasil, onde as escolas de samba ganham tudo e os dirigentes fazem carreira. Também eleição política (dos mentirosos e falsos) de dois em dois anos, quem não quer?.

EU VEJO ASSIM


E-MAIL MANDADO PELA ELIZANGELA (COPA lORD)
Olá amigo! Só agora li a postagem e lhe agradeço sinceramente por lembrar sempre de mim e pelo carinho com que me retratas.
E já lhe comunico que no carnaval de 2010 estarei em uma nova jornada como Cidadã de Samba da Copa Lord. E com isso concorro à Cidadã de Samba de Florianópolis.
Agradeço mais uma vez e parabéns pelo blogger.
Grande bj!

Minha amiga Elizangela só tenho que elogiar vç, não pelo seu jeito de ser considerada por todos com uma grande passista, mas por muitas outras virtudes. Digo isto porque alem de já na época, vç com 15 anos eu tenha abservado suas atitudes, em relação a muitas outras meninas que queria o mesmo objetivo, não errei. Vç cresceu e foi ganhando concurso, mais contente ainda fiquei, quando soube que estava fazendo engenharia sanitária, depois acompanhei mais de longe sua trajetória nestes anos que passaram. Vç Elizangela é um exemplo para muitas que hoje se dizem as melhores, melhores do que? Em prejudicar os outros. Para homenageada na postagem deste dia, vai uma foto de uma (ROSA DIFERENTE) e foi plantada por mim mesmo, ai resolvi fazer a comparação. A tua foto acima, foi tirada concurso da Rainha do carnaval de São José em 2006,onde as quatros escolas de samba de Florianópolis se apresentaram e receberam o maior cache pago a cada uma, (diga-se,não entrou nos caixas das entidadedades) mais foi pago pela pefeitura de São José. Nunca em tempo algum, eles nunca um valor deste R$ 12.000,00 (Doze mil reais) para para 1/2 hora de enganação, mais interessante é que em um evento que era para escolher a melhor, o publico ficou mesmo deslumbrado foi com a tua elegância.

Cícero

"A confidência corrompe a amizade, muito contato a consome, o respeito a conserva."

Autor Desconhecido

"Amizade é como música: duas cordas afinadas no mesmo tom “vibram juntas."
George Washington

"Seja cortês com todos, mas íntimo de poucos, e deixe estes poucos serem bem testados antes que você dê a eles a sua amizade,

Lois L. Kaufman

"Plante uma semente de amizade; colha um buquê de felicidade.",

domingo, 18 de outubro de 2009

DOMINGO DE MAIS PAZ


Neste domingo dia 18, foi um dia maravilhoso para as pretensões estabelecidas por mim em resolver morar na lagoa de Ibirapuera. Escrevo isto porque resolvi dar um tempo em meu trabalho não o blogger pois esse é uma diversão,ver e comentar e receber informações todos os dias das mancadas que o pessoal responsavél pela nossa cultura popular, está fazendo com nossas festas.Como é bom pensar e realizar mais um sonho, mesmo com 6.1 de idade vejo esta imagem todos os dias a 30 metros da minha casa conforme a foto. Mas o melhor mesmo é que descobri em meu arquivo fotográfico, fotos de personagens que realmente fizeram a alegria da ilha encantada.Um dos exemplos,sabiam que o concurso da rainha do carnaval de Florianópolis, sempre foi fechado (em clubes), mas por respeito não vou citar o nome. Depois de varias (muitas) discussões, com coragem tiramos o evento de um ambiente seletivo e colocamos em praça publica,gente eu nem lembrava mais. Conseguimos acabar com preconceitos que sempre existiu em relação às candidatas que não podiam ser branca, a responsável (revolucionaria)disto tudo foi a Patrícia Areias que depois de ensaios e atender a agenda, este blogueiro sempre dispensava um tempo para levá-la junto com sua mãe, até a tua residência de Bugle.

sábado, 17 de outubro de 2009

QUEM VIVER VERA


Dos nomes desta juventude que vem vindo ai, e estão já começando a destacarem-se em participar do carnaval como batuqueiros, compositores, autores de enredo ou mesmo outros envolvimentos qualquer sobre o tema. Este rapaz na foto Artur De Bem (estudioso da MPB) pode aguardar, em pouco tempo será um dos mais competentes para falar, discutir, palestrar, e se também os outros emergentes fizerem o mesmo caminho, podemos visualizar um carnaval profissional em Florianópolis. Mas se continuar nas mãos dos mesmos, só com ajuda divina.

PAULINHO TRINDADE (THE BEST)



Estive costurando no coreto da Praça Oswaldo Cruz, na pequenina cidade do interior de São Paulo, chamada São Luís do Paraitinga, ajudado pelas queridas mulheres locais, que querem participar pelo prazer da festa, em chita e fuxico. Recortando os estandartes, colorindo o local onde nasceu o grande sanitarista brasileiro. Pregando adereços, com o conservado casario centenário que circunda a praça, por testemunha do encantamento da vida caipira. Colando fitas e flores de crepom, vendo passar carros de boi e garbosos tropeiros rumo às roças. Este maior conjunto arquitetônico histórico Paulista, tombado, é uma estância turística, emoldurada por janelas lindas que vêem a vida lenta e gostosa passar. Onde a TV Bandeirantes gravou seu primeiro programa Musical Especial, sobre o Centenário de nascimento do mestre Eupídio dos Santos, autor de "Casinha Branca" e das trilhas dos filmes de Mazaroppi, estrelado por Fafá de Belém, Zeca Baleiro e Zé Renato, entre tantos. Terra de gente humilde, maravilhosa, fazendo o que de melhor os brasileiros têm: sendo generosos fraternos. Do nada, surge um senhor, admirando as guirlandas do Divino, que elegi como peça principal do cenário, todo pesquisado na imagética local. Ele me diz: "sabia que o Divino tem sete cores, cada uma representando um dom?". “Querendo ouvir mais, digo não, e ele, orgulhoso, enumera: azul é a sabedoria, prata o entendimento, verde o conselho, vermelho a fortaleza, amarelo a ciência, azul escuro a piedade e roxo, o temor de Deus”. E desaparece na praça, pois cumpriu o destino de ser gente, de ser amigo, de ser orientador. O que mais se espera dos humanos? Deus salve os Jecas Tatus deste Brasil sertanejo, opulento de sabedoria e bem viver. Este blogueiro aproveitou esta postagem do Milton Cunha em seu blogger para mostrar como os bons carnavalescos podem ser aproveitados em decorações de festas, shopping etc. Cito, por exemplo, Paulinho Trindade, excepcional profissional. E mais, falo porque conheço muito bem a cidade citada pelo fantástico Milton Cunha. Na foto da para ver como da para preservar-mos, a historia do nosso Brasil, carnaval nesta cidade ainda é banda no coreto (marchinhas e outras das antigas), ainda servem o famoso afogado (carne refogada em grandes panelas durante 24 horas) de graça para o povo em praça publica. Enquanto em uma Ilha no sul do Brasil, conseguiram acabar com todas as festas do POVO ENTENDEM?.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PAI CURUJA SOU E DAI



Recebi alguns email referente a nota que a repórter Ângela Bastos, colocou em seu blogger com a foto do Daniel Aranha, tocando com Nelson Sargento. Primeiro quero agradecer para a Guerreira (jornalista) em valorizar os da terra que estão lutando e muito lá fora. Como o Meu filho manda fotos direitos para mim, tenho que dividir com meus amigos verdadeiros mais uma, esta foi na casa na barra da tijucas, onde mora a filha do Donga e teu filho Filipe que é percussionista da Elsa Soares, mas também pertence ao grupo que o Aranha toca. SAMBA URBANO

quinta-feira, 8 de outubro de 2009


Acham que sou saudosista, mas por favor conseguiram acabar com os eventos que já levou ao aterro da baia sul mais de 80.000 pessoas para assistir corridas da Formula 2-sul americano, e acabaram também com a vedete formula Ford, da onde saiu todos estes pilotos que hoje correm pelo mundo afora. Na formula um já passaram muitos que ate hoje ainda correm, participar como coordenador de uma imensa responsabilidade desta, e ser umas das pessoas reconhecida pela Federação de automobilismo do Brasil é muito gratificante, troféu na prateleira entregue pelo ex piloto Raul Boesel, ta La. Era uma Monaco brasileira ou não?

Pediram, pois ai está em épocas que se lidava com gente seria. Dizer que não tenho saudade? Ta louco meu. Se for postar fotos de centenas e centenas de eventos que realizei, são 11.000 entre fotos vidios, as muito bem filtradas vão para o livro.

sábado, 3 de outubro de 2009

BOBÃO


Enquanto ele preparava churrasquinho de gato em uma lona rasgada na concentração da montagem dos carros alegoricos, a gente se divertia muito antes de trabalhar serio na passarela (coisa que o tal não consegue ser). Retirando uma personagem (negativa) da foto, que em 2008 e 2009 recebeu um ultimato para sair da função que tinha na escola pois ninguem mais aguenta, tudo estaria 1000.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

AINDA DIZEM QUE SÃO IDEOLOGISTAS SERA?.


Que saudade, mas valeu. Enquanto eu respirar, não vão me calar. Eles Riem de mim por eu ser diferente, eu dou enormes gargalhadas pois eles são todos iguais. Bob Marley........ Esqueci de um detalhe, mandaram e-mail cobrando a cor titulo (cinza ) do blog menos lido mas com total liberdade e sem censura, respondi que é porque são as cores que estes entendidos deixaram a nosso maior festa brasileira em Florianópolis.

MENTIROSOS E PRIMARIOS


Algum dia destes, vou postar uma gravação que fiz em 2005 com o presidente da escola da caieira. Ali percebi o que nos teria-mos que enfrentar, e foi realmente quando começou a enrolação da LIESF em relação ao nosso Carnaval, mas por enquanto vou fazendo a minha parte como mostra a foto, lendo, escrevendo e colocando as verdades dos fatos reais, e das tramoias que realizaram nestes 25 últimos anos no nosso Carnaval e outros eventos, públicos e particulares com o nosso dinheirinho. Não é nada da administração atual, e sim de varias.