Vamos tentar contar, algumas historias das grandes Sociedades carnavalescas de Florianópolis-SC. Primeiro mostrar aos leitores deste blog, a criação destas entidades. Depois, contar alguma historias interessantes, que quando coordenei muitos carnavais delas, tenho na memoria fatos engraçados, muito choro dos perdedores, perigo que as pessoas que ficavam em cima dos carros corriam, brigas, discussões, mas principalmente as belas apresentações ( Desfile ) que elas realizavam. A foto foi tirada na Av. Paulo Fontes em 1987.
A sociedade carnavalesca Tenentes do Diabo teve seu início no dia 05 de março de 1905 por marinheiros transferidos do Rio de Janeiro para nossa cidade. Eram fanáticos por carnaval, uma vez que o regime militar era muito rigoroso e por conta disso só podiam sair de suas bases no carnaval, quando ganhavam folga. Assim, a agremiação abrigou-se inicialmente em 1949 nos altos da Rua Felipe Schmidt, próximo à ponte Hercílio Luz. Lá construiu o seu galpão de carnaval e seus desfiles eram realizados na Praça XV de novembro, centro de Florianópolis/SC. Teve na Presidência o Sr. Orlando Scarpelli. Responsável por uma grande torcida na capital catarinense, quando o carnaval se aproximava eram feitas as apostas para ver qual sociedade levantavao“caneco”daquele ano. Bons tempos!
Após isso, em 1971, sob o comando do dedicado presidente sr. Guilherme Nicolich Chaplin, a agremiação foi transferida para um terreno próximo à Assembléia Legislativa, também na região central da cidade. Teve vários carnavalescos dedicados como: o lendário David Gevaerd e seus imponentes carros de mutação, que levantavam muitos estágios e o público ficava sem reflexo e reação devido à grande altura da alegoria; Também João cheiroso, assim era chamado teve uma grande e importante contribuição para alguns títulos da agremiação carnavalesca; O popular Donga e seu inesquecível carro de mutação, retratado em nosso precioso acervo, chamado de “Duas épocas” – um carro alegórico que era um grande navio com um helicóptero que fazia evoluções para o público. Não conseguiu terminar devido ao seu falecimento. Em forma de homenagem e reconhecimento a agremiação colocou no navio seu nome. Terreno entregue ao Governo do Estado. Sagro-se tri-campeã nesse período (1991 a 1993). Nesse perído teve como principais carnavalescos: sr. Murilo Pereira – artista plástico renomado em nossa cidade, já falecido, Sr. Nilton Manoel de Souza, Fábio soares Francisco, Sandro Lessa, Edson Poluceno e Rodrigo Leifer (filho) que hoje é o Presidente.
4 comentários:
As grandes Sociedades já foram um espetáculo quando desfilavam, em épocas passadas, respeito a vontade de voltarem como já fizeram em 2008. Mas acho que deveria, ser colocados seus carros como exposição em local estratégicos no centro da cidade, para quem nunca teve a oportunidade de ver, e para os turistas fazendo as evoluções a cada duas horas. Pois na passarela, hoje fica uma coisa fria e que não causa mais emoção. Mas como coloquei tenho o maior respeito.
Quanta saudade, me traz estas grandes sociedades. Cade o LIMOEIRO, e as outras. Foram eles começaram a fazer os carros de mutação, hoje no Brasil todo existe. Tenho 63 anos, e lembro que lindo que erá ir a Praça xv,só para assisti-los.
Foi bom nos anos quarenta e oitenta, desculpe mas hoje não da mais. Tiago Silva é brincadeira, e eu não posso acreditar, Rodrigo Leifer, ainda faz propaganda dele?, não sabe que em politica, religião, futebol e carnaval não da certo, quando se mstura?.
QUERO PARABENIZAR O AMIGO NICO RIBEIRO, QUE VALORIZA E MUITO A CULTURA LOCAL COMO FAZ O EXECUTIVO MUNICIPAL DE NOSSA CIDADE. PRESERVAR E MANTER VIVAS AS GRANDES E HISTÓRICAS GRANDES SOCIEDADES E DEVOLVER AO MANÉ DA ILHA UM POUCO DO PASSADO...
QUE ME DESCULPE O SR.LUIZ MENDES, MAS COM CERTEZA NÃO É NATURAL DESTA CIDADE! VISITE: www.tenentesdodiabo.com.br
Postar um comentário