quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

COMPÊNDIO DE MIM


"Ser não é ter sido, ter sido não é será

OH! CARNAVAL, VOÇÊ CONTINUA COM AS CRIANÇAS

A verdade é que os mais novos guardam o futuro nas mãos. Assim, também o Carnaval continua com as crianças. Depois do carnaval já entramos na Quaresma; festejos de Entrudo só para o ano que, depois deste, virá. É certo e sabido que os terceirenses vivem intensamente o Carnaval, com as suas tradições tão vivas quanto peculiares. Ainda se agendam novas actuações dos Bailinhos pelas freguesias (um bis para quem não conseguiu ver tudo), ainda se comentam os enredos mais engraçados, ainda se pensa no Carnaval que passou! É igualmente verdade tudo isto. Todavia o mote deste texto é um simples episódio que me encheu de graça. Na hora de almoço, passei junto à escola primária do bairro Carianos, onde, pelas minhas contas, os meninos e meninas já deviam estar todos nas suas salas a debitar esmeradamente o alfabeto e a tabuada. Porém, um grupo de cerca de dez crianças permanecia no pátio compenetradíssimo na sua brincadeira, muito realista, para que conste! Então os catraios estavam em plena actuação de um Bailinho de Carnaval, cujos puxadores até pandeiro tinham! Formavam duas alas, marchavam, um menino fazia a marcação com o instrumento, uma menina cantava a saudação para quem ali passasse, oferecendo um gesto largo de cumprimento. E parece-me que continuariam no “palco” do recreio não fosse ter começado a chover e o trabalho chamar.

Agora digam-me: como pode uma tradição destas definhar e morrer, se crianças aprendem, desde tão cedo, a apreciar o que também é deles?

4 comentários:

Anônimo disse...

Cara é covardia, como pode alguém passar em uma escola publica e ver isso, e dai sair um texto deste. tem gente em Florianópolis, que nem pensando muito e dizem que sabem tudo de carnaval, consegue chegar perto. Nico Ribeiro, já tinham falado do teu blog para mim, ganhou um fã. PARABÉNS

Anônimo disse...

Nico Ribeiro, bem que podias escrever as memorias do nosso carnaval. Não achei ninguém que consiga com uma simples passada em uma escola, viver tanto o carnaval. Tu escreve diferente de todos. É, são realmente as crianças, que são nossa esperança para manter a tradição, pois os que estão ai, Deus meu.

Anônimo disse...

QUE TEXTO EM? REALMENTE SÓ AS CRIANÇAS PARA MANTER A CHAMA ACESA DO CARNAVAL. ESTES QUE ESTÃO AI HOJE COMANDANDO, E FINGINDO QUE SABEM DE CARNAVAL MEU DEUS, PERDOAI-OS PORQUE ELE NÃO SABEM O QUE FAZEM.

Anônimo disse...

Que texto cara?, vamos nos espelhar nas crianças, pois como está sendo feito logo não teremos mais carnaval.