terça-feira, 13 de janeiro de 2009

FILHO DE CARTOLA ENTRA EM GUERRA CONTRA ALCIONE


Acredito eu, que pai é mãe é quem cria, e não quem coloca no mundo.
Herdeiro de sambista vai pedir na Justiça indenização por críticas da cantora
Rio - As declarações da cantora Alcione na rádio FM O Dia, sexta-feira, ecoaram alto. A artista — responsável pelo show em homenagem a Cartola, que reuniu grandes nomes da MPB ontem, no Canecão — abriu o verbo contra Ronaldo Silva de Oliveira, filho adotivo do poeta da Mangueira. Ele briga na Justiça com a filha de Dona Zica e enteada do sambista, Glória Regina, pelos direitos da obra do autor de ‘Acontece’.
“A renda deste show será destinada ao Centro Cultural Cartola, presidido pela Nilcemar, neta legítima de Cartola. Esse mau-caráter nunca respeitou sua imagem, pensa que é dono da memória do Cartola”, disse a cantora, no ar, ao locutor Fernando Ribeiro, o Cabeção. Exaltada, Alcione afirmou que Ronaldo “está atrapalhando muito a vida de Dona (Glória) Regina e Nilcemar, as herdeiras legítimas”.
Dizendo-se surpreso com as acusações, Ronaldo resolveu interpelar judicialmente a artista. “Ela me chamou de mau caráter duas vezes”, reclama. “Sempre respeitei a Alcione, não esperava isso. Logo ela, que fala tanto em família, está ajudando a destruir a minha”, diz ele, que pediu à rádio a cópia da gravação.
Com a prova, seu advogado, Alexandre Martins, entrará com uma ação indenizatória de danos morais contra a cantora. “Ela não pode sair por aí falando mal das pessoas. Se se desse ao luxo de ler o processo, ela veria quem é quem nessa história”, completa Alexandre.
A batalha judicial entre Ronaldo e Glória Regina vem rolando desde 2003. “Abri mão dos 25% a que tinha direito e só passei a brigar por eles depois que a Zica morreu. Minha irmã e minha sobrinha estão com o boi na sombra”, revela Ronaldo que pensou em proibir o show de ontem. “Embora tenha sido feito de maneira irregular, sem a minha autorização, resolvi não embargar em nome da memória do meu pai”, conta. Para o advogado Alexandre Martins a pendenga está com os dias contados.
“Diferentemente do que muitos pensam, Cartola não criou Glória Regina, mãe de Nilcemar Nogueira. Ela foi morar com o Cartola quando a Nilcemar já tinha 14 anos. Glória foi criada por uma irmã da Zica.
A única pessoa que nasceu dentro da casa de Dona Zica e que conviveu com ela e o Cartola foi o Ronaldo. Acredito que até o fim do ano tudo seja resolvido”, afirma o advogado. Resta ao público torcer para que a memória do poeta, autor de clássicos como ‘O Mundo é Um Moinho’, seja preservada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, o pai e mãe é quem cria, por isso o Cartola tinha sim um filho. E ainda registrado em teu nome e da tia Zica da Mangueira. Deve mesmo pedir os direitos autorais, a lei é bém clara.

Anônimo disse...

Cartola tinha sim um filho adodivo, nas historias contadas pela Dona ZIca ela diz. Adotaram ele quando erá ainda de colo, pois os pais o abandonaram. Concordo com o leitor que diz, pais são quem cria e tá dito.